2010-11-15

As Tecnologias de Informação e Comunicação e o TSHT

No âmbito do módulo de Tecnologias de Informação e Comunicação, o formador sugeriu que fizesse um texto e definisse uma relação entre a informática e o trabalho do Técnico de Segurança e Higiene do Trabalho. Neste contexto, as vantagens da utilização das TIC neste tipo de trabalho são muitas. A rapidez do processamento de texto, da transmissão dos dados, da facilidade de recolha e transmissão de informação é muito superior ao que existia previamente, como tal, neste momento existe uma difusão do trabalho informático sem paralelo na nossa história.
           
As funções do TSHT são muito variadas e muito abrangentes, no entanto, quase todas estão interligadas directamente com as Técnicas de Informação e Comunicação.
De acordo com o programa de formação apresentado até ao momento pela entidade formadora, o Técnico de Segurança e Higiene do Trabalho passa de formando para formador. Como formador, o TSHT vai utilizar como ferramenta de trabalho as tecnologias de informação e comunicação e todos os meios informáticos necessários para o seu trabalho. O computador, as suas pastas, a sua pen drive e a internet passam a ser os seus colegas de trabalho diários. É através das TIC que o TSHT elabora e coordenar o seu trabalho, administra e organiza o seu tempo, agiliza as suas funções,   

Na lista que se segue estão algumas das funções do TSHT para ilustrar a funcionalidade da área da informática no seu trabalho:
*      O levantamento de necessidades de formação nas empresas,
*      A elaboração de conteúdos de formação,
*      A selecção de instrumentos pedagógicos que mais se relacionem com a actividade da empresa,
*      Identificação de meios e condições de desenvolvimento da formação,
*      Assegurar a organização da documentação necessária ao desenvolvimento da prevenção na empresa,
*      Elaborar registos, organizar e actualizar documentação através do tratamento e arquivo regular da informação,
*      Colaborar nos processos de informação e formação dos trabalhadores e demais intervenientes nos locais de trabalho,
*      Gerir o aprovisionamento e a utilização de equipamentos de protecção individual,
*       A elaboração de relatórios de todas as informações transmitidas na empresa ou aos trabalhadores,

As tecnologias de informação e comunicação estão largamente difundidas a nível global, como tal, existe uma grande variedade de aplicações em todos os sectores públicos e privados.
Na área da Segurança e Higiene do Trabalho, é uma mais-valia que simplifica muito a organização e apresentação de conteúdos, a nível de formação.
 Alem da formação, temos o factor legislação, com um computador temos acesso à legislação em vigor no momento com actualizações permanentes sem ter que a transportar em suporte de papel. O acesso à Internet é um factor importantíssimo para estar actualizado permanentemente através da ACT.
Concluindo, considero que os Técnicos de Segurança e Higiene do Trabalho certamente não vão prescindir das Tecnologias de Informação e Comunicação para trabalharem, pois conforme já referi anteriormente as mesmas são uma mais-valia em termos profissionais.

1 comentário:

  1. Está excelente! Conseguiu expressar o seu ponto de vista de forma muito simples, clara e objectiva. Parabéns!

    ResponderEliminar